Bombas Pneumáticas P2K Linha Yellow com Flaps

BOMBAS PNEUMÁTICAS P2K LINHA YELLOW COM FLAPS

1

Bomba PNEUMÁTICA P2K LINHA YELLOW.

  • Possui 4 tamanhos com flaps: de 1”, 2”, 3” e 4”.
  • A bomba de 4” é a maior do mercado mundial, sendo capaz de atingir vazões de até 120 m³/h.
  • A bomba de 4” passa sólidos com diâmetro de 90 mm (passa bolas de tênis tranquilamente).
  • Injetadas em formulação proprietária de nylon (na cor amarela, que dá nome à linha), são extremamente resistentes à abrasão do fluido bombeado, a choques e ainda assim leves e portáteis.
  • Os flaps têm design único para garantir durabilidade excepcional.

  • Vazão de até 120 m³/h.
  • Passagem de sólidos de até 90 mm e teor de até 80%
  • Pressões de até 7 bar (ar comprimido de 125 psi).
  • Design único (patenteado) dos flaps e diafragmas, que resulta em longa vida útil.

Produtos tipicamente bombeados:

  • Deságue de valas, canais, lagoas, sumps, poços ou bacias de contenção, nas quais a presença de sólidos maiores, tais como britas e cascalhos, é provável.
  • Deságües em minas.
  • Transferências de sangue e vísceras em abatedouros de aves, com um mínimo de cisalhamento (ruptura celular e de tecidos).
  • Bombeamento de descartes de abate para graxaria com adição mínima de água.
  • Esgotamentos com presença de gravetos, folhas, protetores auriculares, etc.

O que são os flaps?

Bombas pneumáticas possuem internamente 4 válvulas de retenção, duas na descarga e duas na sucção.

Essas válvulas podem ser de dois tipos:

1) De flaps, também chamados de portinholas:

Bombas Pneumáticas P2K Linha Yellow com Flaps

2) De esferas:

Bombas Pneumáticas P2K Linha Yellow com Flaps

Problemas que podem ser sanados com uma bomba pneumática P2K com flaps:

Design sem nome (3)
Design sem nome (2)

Por que uma bomba pneumática P2K?

  1. Aumenta significativamente a sua produtividade, graças à longa vida útil e ao menor número de intervenções requeridas. É como aquela geladeira na casa da mãe que durou 40 anos e precisou apenas de duas recargas de gás.
  2. Além de durar (“não termina na sucata, pois nenhum conserto fica caro demais, peças caras só “morrem” por acidente”), ainda gera economia significativa, pois:
  • Requer menor número de intervenções, graças a durabilidade excepcional das suas peças de desgaste normal, tem alta eficiência energética (mais m³ são bombeados por kWh consumido pelo compressor) e mantém a alta eficiência ao longo do tempo, pois é quase “imune” a desgastes internos. É comum que as economias acumuladas ao longo de poucos meses paguem o investimento numa P2K.
  • Aumenta a confiabilidade: Basta ligar o ar, e ela corresponderá, dando o que é esperado dela. Mantém sua vazão constante ao longo da vida (sem degradação da eficiência volumétrica por aumento de refluxo interno) e não teme ar “sujo”, carregado de contaminantes e condensado, típicos do segmento de mineração, onde a P2K nasceu.
  1. Diafragmas duram até 6 vezes mais (tempo médio entre falhas ou MTBF), resultado de inúmeras inovações:
  • Formulações proprietárias dos elastômeros termoplásticos utlizados e sua geometria única patenteada, com reforços anulares em ambos os lados do diafragma, que atuam com “dobradiças” para minimizar tensões mecânicas que surgem no movimento de avanço e recuo, resulta em vida útil surpreendente, muito acima do “convencional”.
  1. Tem menor número de peças de desgaste normal, pois algumas que são consideradas de desgaste normal em outras marcas, na prática não alcançam seu fim de vida útil na P2K.
  2. É significativamente mais leve do que outras bombas de tamanho similar, o que aumenta a portabilidade e reduz o risco de acidentes de trabalho (única bomba portátil de 3″ no mundo).
  3. É mais resistente a choques e quedas no transporte do que, por exemplo, bombas de alumínio (a liga metálica mais leve), graças a sua construção plástica. Importante quando a bomba irá operar em diferentes locais.
  4. Reduz o nível de ruído, pois opera abaixo de 84 dB. Importante para operadores próximos à bomba em espaços confinados.
  5. Tem motor pneumático simples e durável, que não requer nenhuma lubrificação e suporta o ar comprimido “sujo” típico em muitas indústrias, como a de mineração:
  • É “lube free”, graças ao uso de materiais plásticos com baixo coeficiente de atrito, significa que não requer graxas, nem há necessidade de lubrificação do motor pneumático, o que evita a formação de “borras” danosas.
  • Graxas e óleos emulsificam com o condensado no ar comprimido formando “borras” amareladas, que se tornam abrasivas pelo aprisionamento de particulado arrastado com o ar.
  • Passagens largas também facilitam o escoamento desse particulado para os escapes de ar, contribuindo para a longevidade do motor pneumático.
  1. É a única bomba no mercado 100% projetada e fabricada “in-house” (porcas e parafusos são os únicos itens comprados de subfornecedor). A P2K realizou investimentos pesados: Quase 300 moldes de injeção feitos na própria ferramentaria (que também ajuda muito na rápida realização de melhorias), projetos 3D com simulação do fluxo na injeção para fabricar moldes otimizados, múltiplas injetoras capazes de gramas até 22 kg por ciclo e “blenders” para criar suas próprias e únicas formulações de polímeros (o Nylon da P2K não é qualquer Nylon).

8 motivos para experimentar uma P2K com flaps:

  1. Novo material plástico exclusivo: Nylon. O Nylon tem excelente resistência mecânica, à abrasão e ao impacto, superiores às do alumínio, e com a vantagem de resultar em bombas mais leves e portáteis.
  2. Linha completa de bombas com retenção por flaps inovadores de longa vida para a passagem de sólidos ainda maiores: A bomba de 4” da P2K passa sólidos de até 90 mm.
  3. Bombas de tamanhos maiores: a maior e a segunda maior bomba pneumática do mercado são da P2K. Possibilitam vazões maiores (até 120 m³/h, enquanto a maior de qualquer outro fabricante só chega a 60 m3/h) ou trabalhar mais lentamente, num ritmo mais folgado, para alcançarem vidas maiores.
  4. Projeto que minimiza a velocidade de partículas sólidas no interior da bomba, especialmente na região das esferas e assentos, reduzindo drasticamente o efeito abrasivo de partículas ou fibras: bombas que praticamente não sofrem desgaste, mesmo nas aplicações mais severas.
  5. Projeto que aumenta a durabilidade e confiabilidade do sistema de distribuição de ar (SDA) em situações de ar “sujo”, carregado de particulado e umidade, típico das minerações onde a P2K “nasceu”, mantendo a simplicidade para eventuais intervenções.
  6. Baixo consumo de ar, similar ao ditos de ponta do mercado e melhor do que a maioria.
  7. Diafragmas de vida excepcionalmente longa, graças a inovadores reforços concêntricos.

Breve história da P2K

O espírito do inventor serial está muito vivo na pessoa do fundador da P2K (Pumps2000), empresa criada na Austrália em 1989, Joe Santa.

Com a vasta experiência acumulada consertando bombas de outras marcas para as mineradoras próximas, trabalho e criatividade, desenvolveu uma linha de bombas pneumáticas realmente inovadoras.

Um surto de inovação, que beneficia o usuário em várias frentes:

  • Vida útil dos diafragmas (MTBF) de 2 a 6 vezes maior em função do design único (patenteado).
  • Resistência à abrasão sem igual, peças caras como camaras de bombeamento e manifolds não sofrem desgaste, pois passagens internas alargadas reduzem velocidades e turbulências, minimizando o efeito abrasivo de partículas no fluido.
  • Passagems internas alargadas admitem sólidos até 4 vezes maiores, sem risco de “travamento” de esfera de retenção, causa do “falso bombeamento” (a bomba parece estar bombeando, mas pouca ou nenhuma vazão gera).
  • Linha completa de bombas com retenções por flaps para a passagem de sólidos ainda maiores.
  • Portabilidade única, bomba de 3” pesa apenas 29 kg, dentro do limite previsto pelas  boas práticas de segurança de trabalho.
  • Consomem menos ar (reduzindo os custos de energia).
  • Oferecem níveis de ruído mais baixos.
  • Performance consistente ao longo da vida .É a mesma de uma bomba tirada da caixa daqui um mês e daqui um ano.
  • Possuem menos peças de desgaste.
  • São mais fáceis de diagnosticar e reparar.
Bombas Pneumáticas P2K Linha Yellow com Flaps

Seta vermelha: Joe Santa

Setas azuis: As duas maiores bombas pneumáticas do mundo, a maior capaz de 120 m3/h e a menor de 90 m3/h.

Setas verdes: Bombas de 3” capazes de 52 m3/h e que pesam apenas 29 kg, as mais portáteis do mundo.

Para transformar as ideias do Joe numa linha de bombas pneumáticas de qualidade ímpar foram feitos investimentos milionários em:

  • Prototipagem e testes para encontrar soluções para os múltiplos problemas observados.
  • Desenvolvimento de formulações plásticas próprias baseadas em Nylon e Noryl.
  • Moldes de injeção complexos para projetos otimizados feitos em ferramentaria propria.
  • Injetoras de plástico (de poucas gramas até 22 kg; todas as peças plásticas são injetadas internamente).
  • Formulações plásticas (blends) exclusivas.

Experimente uma P2K: Você vai se surpreender.

Por que Tetralon?

4 motivos para escolher a Tetralon:

  1. Tem mais de 40 anos de mercado e mais de 100 mil bombas instaladas, o que propicia muita bagagem para atender com maestrias as suas necessidades de bombeamento, limpeza de tanques e mistura em linha. A Tetralon, inclusive, foi a pioneira na introdução de inúmeras tecnologias no Brasil, como, por exemplo, as bombas pneumáticas de diafragmas (desde 1984).
  2. Amplo leque de tecnologias para superar desafios de bombeamento nos mais diversos segmentos industriais (nada de produto de “estimação”).
  3. Suporte técnico de excelência. Fale por quem entende, desde a escolha do equipamento mais adequado até o pós-venda.
  4. Compromisso com a inovação e a qualidade dos produtos, bem como com o desenvolvimento contínuo da sua equipe.

Essa ação não é permitida.