A maioria das tecnologias de bombeamento (ex.: bombas centrífugas, de engrenagens, de lóbulos) requer obrigatoriamente que não haja bolsões de ar entre o líquido a ser transferido e o interior da bomba, ou seja, é obrigatóriso preencher com líquido (preferencialmente com o mesmo fluido a ser bombeado) da câmara de bombeamento até a tubulação de alimentação.
Esta é a chamada escorva da bomba.
A falha no fornecimento de líquido durante o trabalho da bomba, popularmente chamado de “trabalho a seco”, pode danificar tanto o selo mecânico como toda a bomba, na maioria das tecnologias que exijam a escorva prévia do equipamento.
A linha ADVANCED FIT da Wilden foi projetada para substituir modelos da linha original (fechamento por abraçadeiras), conferindo maior desempenho sem a necessidade de alteração das instalações. Ou seja, maior vazão e vida de diafragmas, menor perda de carga interna e consumo de ar.
Efluentes coletados de atividades industriais ou esgoto doméstico que se mantenham essencialmente fluidos (isentos de sólidos grandes como pneus ou pedaços de móveis, que não foram lançados no sump) podem ser transferidos as estações de tratamento sem necessitar de instalações complexas.
Bombas de centrífuga plástica de acoplamento magnético propicia vedação total da bomba. Não possuem selos mecânicos ou gaxetas. Tem baixo custo e frequência de manutenção. Bomba auto escorvante SP: evita risco de vazamento por furos na lateral dos tanques.
Bomba positivas de grande vazão com exclusivo sistema que permite manutenção sem mover a bomba, reduzindo custos (Conceito “MIP” de Manutenção “in loco”). Indicada para processos de tratamento de efluentes e de águas, as bombas Börger também são capazes de bombeamento sem emulsificação e/ou que envolvam sólidos em suspensão.
Bomba dosadora de selagem que não vaza pois não possui selo mecânico ou gaxetas. Trabalha a seco e tem durabilidade inigualável (Maior MTBF – Mean Time Between Failure). É uma bomba triplex com apenas um cabeçote. E possui fluxo linear tanto em altas quanto baixas pressões, sem pulsação residual.
Bombas de centrífuga plástica de acoplamento magnético propicia vedação total da bomba. Não possuem selos mecânicos ou gaxetas. Tem baixo custo e frequência de manutenção. Bomba auto escorvante SP: evita risco de vazamento por furos na lateral dos tanques.
É uma bomba extremamente versátil por seu princípio de bombeamento, largamente empregada em aplicações industriais que necessitam de uma bomba com precisão de dosagem e flexibilidade, atuando com fluidos que contêm particulados e sólidos e que também podem ser quimicamente agressivos e de viscosidade variada.
As bombas pneumáticas de duplo diafragmas Wilden plásticas Advanced e Original são ótimas opções para bombeamento de químicos corrosivos e perigosos devido à incompatibilidade química das bombas com construção metálica.
As bombas centrífugas sanitárias em aço inox que derrubam custos de manutenção. Opção construtiva com separador de ar integrado permite bombear em sistemas com risco de entrada de ar junto com o líquido (ex. descarga de tanques).
Essa ação não é permitida.