Bombas dosadoras realizam transferências fracionadas de fluidos (“pequenos pacotes” de líquido), ou seja, possuem controle preciso de vazão ou volume bombeado ao longo do tempo. Desse modo, atendem a várias aplicações nos diversos ramos da indústria que envolvam dosagem, como por exemplo introdução de reagentes para controle de pH, ou injeção de levedura na fabricação de cerveja.
Alguns princípios construtivos de bombeamento são mais adequados para dosagem: as bombas de diafragma(s) apresentam uma câmara de produto cuja frequência de preenchimento e esvaziamento regula o ritmo da dosagem; bombas peristálticas e bombas de engrenagens têm vazão proporcional à rotação de seu rotor, o que permite dosar fluidos: no primeiro caso, o fracionamento se dá pela quantidade de produto presa dentro do mangote/da mangueira pelos pontos de pressão das sapatas/roletes, no segundo, pela quantidade de fluido que preenche o intervalo entre as engrenagens motor e movida; há ainda a bomba de disco excêntrico cujo volume deslocado pela ação de rotação do disco resulta numa dosagem precisa.
As bombas pneumáticas de duplo diafragmas Wilden Accu-Flo são bombas dosadoras com excelente custo-benefício: basta você ter um sistema de controle que envie sinal digital para bomba e assim poderá utilizá-la para processo de dosagem.
Bomba dosadora sem selagem que não vaza pois não possui selo mecânico ou gaxetas. Trabalha a seco e tem durabilidade inigualável (Maior MTBF – Mean Time Between Failure).
Bombas Viking são usadas no processamento de massa de chocolate, licor e manteiga. Aplicações para carregar ou descarregar caminhões-tanque, transferir materiais de um processo para outro ou recirculando licor ou massa de chocolate.
Bomba dosadora com fluxo linear (sem pulsação) que garante dosagem uniforme. Ideal para dosagens e transferências de fluidos corrosivos onde não são tolerados vazamentos, em aplicações em que bombas centrífugas são pouco eficientes (próximo ao Shut-Off).
Indicada para dosagens de fluidos com risco de formação de gases dentro da bomba. Capacidade compressora elimina gases gerados pela decomposição em alguns produtos químicos. Acionamento magnético elimina selos mecânicos e vazamentos.
A bomba positiva Quattroflow oferece isolamento, microambiente de processamento de alta pureza e ampla regulagem de vazão, sendo perfeita para aplicações no desenvolvimento e manufatura de produtos de origem biotecnológica.
A Bomba de Diafragma Single Use QF30SU é ideal para o tratamento de uma ampla variedade de aplicações da indústrias farmacêutica e de biotecnologia que exigem movimento suave (para produtos frágeis), confiabilidade, segurança do produto, pureza e precisão.
Bomba positiva rotativa sem selagem de eixo, que bombeia sem cisalhamento do produto e promove esgotamento total da linha. Projeto inovador já testado e aprovado pelas maiores multinacionais. Sua opção higiênica é a única bomba positiva sanitária do mundo sem selagem do eixo.
Projeto e princípio peristáltico asseguram grande estanqueidade e sanitariedade, com alto grau de assepsia, próprios para aplicações alimentícias, cosméticas e farmacêuticas.
Única linha de bombas sanitárias positivas rotativas sem selagem de eixo, que bombeia sem cisalhamento do produto e promove esgotamento total da linha. Não possuem vedações dinâmicas (gaxetas ou selos mecânicos).
Linha de custo mais acessível, de construção simplificada, robusta e versátil. Linha compacta, com controles simplificados para fácil utilização. Dosagem precisa, sem risco de slip do produto. Autoescorvante, pode rodar a seco sem danos à bomba.
A bomba peristáltica laboratorial série Smart tem porte compacto e controles para automação incorporados que permitem integrar a bomba Smart a diversos tipos de sistemas e análises.
Essa ação não é permitida.