Toda bomba necessita isolar o produto bombeado do mecanismo de funcionamento, evitando a contaminação tanto do produto como do interior da bomba. Nas bombas que utilizam eixos rotativos como principal forma de promover a sucção e descarga do produto (ex.: centrífugas, engrenagens, fusos, lóbulos), o ponto mais vulnerável para vazamento de produto é a vedação dinâmica do eixo (que pode ser por gaxetas, selos mecânicos tipo simples ou cartucho, etc.).
Uma bomba positiva é considerada hermética quando sua construção dispensa a necessidade de vedação dinâmica de eixo. Bombas de engrenagens e de fusos são consideradas herméticas quando utilizam acoplamento magnético em substituição a eixos convencionais com selagem (veja mais em “bombas magnéticas”).
Existem bombas cuja própria natureza do funcionamento elimina a necessidade de vedação dinâmica: não existe pressurização de fluido contra pontos vulneráveis a vazamentos, como os eixos. Bombas pneumáticas e peristálticas são as tecnologias de bombeamento mais lembradas quando se fala em princípio construtivo hermético (basicamente a peça motriz do bombeamento, em contato com direto com o produto, é um material elástico, diafragma ou mangote, que é um material vedante por si próprio). Tecnologias diferenciadas, como a de múltiplos diafragmas balanceados ou a de movimento excêntrico, também dispensam vedação dinâmica.
Bomba dosadora de selagem que não vaza pois não possui selo mecânico ou gaxetas. Trabalha a seco e tem durabilidade inigualável (Maior MTBF – Mean Time Between Failure).
As bombas pneumáticas de duplo diafragmas Wilden plásticas Advanced e Original são ótimas opções para bombeamento de químicos corrosivos e perigosos devido à incompatibilidade química das bombas com construção metálica.
A linha ADVANCED FIT da Wilden foi projetada para substituir modelos da linha original (fechamento por abraçadeiras), conferindo maior desempenho sem a necessidade de alteração das instalações.
As bombas peristálticas Industriais da Verderflex são largamente utilizadas em aplicações que necessitam de robustez aliada à confiabilidade.
Bomba peristáltica dosadora de mangote série Dura é um projeto novo, maior vida útil e menor consumo de energia. Projeto otimizado para ampliar ainda mais a vida útil do mangote, maximizando o tempo médio entre falhas (MTBF).
Bombas com acoplamento magnético, com magnetos de alto torque, disponíveis com sistema de proteção contra o trabalho a seco.
Linha de bombas para aplicações em que se exige alta confiabilidade, risco zero de vazamentos, devido à toxibilidade, inflamabilidade ou alto custo do fluido bombeado.
Indicado também para instalações remotas, de difícil acesso para manutenções, como porões, por exemplo.
Bomba dosadora com fluxo linear (sem pulsação) que garante dosagem uniforme. Ideal para dosagens e transferências de fluidos corrosivos onde não são tolerados vazamentos, em aplicações em que bombas centrífugas são pouco eficientes (próximo ao Shut-Off).
Mangotes para bombas peristálticas promove a máxima resistência à fadiga mecânica, resultando em produtos com vida útil extremamente longa. Muitos de nossos modelos são intercambiáveis com equipamentos de outros fabricantes, podendo substituir seus mangotes, aliando a seus equipamentos de alta durabilidade VERDERFLEX.
Essa ação não é permitida.