A bomba peristáltica é um projeto inspirado na “peristalsis”, movimento natural do sistema digestivo, responsável pelo deslocamento do alimento dentro do intestino. É um princípio extremamente simples: um mangote posicionado no curso do rotor é alternadamente comprimido e aliviado por sapatas nas extremidades pela rotação do mesmo, o que gera uma sucção negativa e consequente transferência de fluido dentro desse mangote.
Tal princípio de bombeamento confere grande força de sucção, vencendo resistências, eliminando risco de “slip” de produto. Assim, as bombas peristálticas apresentam funcionamento superior na transferência de fluidos viscosos, com alto teor de fibras e sólidos, e abrasivos, sendo largamente utilizada em diversos setores da indústria. Como a quantidade de fluido bombeado por rotação da bomba é constante, também funcionam como excelentes bombas dosadoras.
Outro ponto importante é a ausência de contaminação, pois o projeto dessas bombas implica que apenas o material da mangueira ou mangote entra em contato com o fluido bombeado. Desse modo, difundiu-se o uso de bomba peristáltica de mangueira em aplicações de laboratório.
É uma bomba extremamente versátil por seu princípio de bombeamento, largamente empregada em aplicações industriais que necessitam de uma bomba com precisão de dosagem e flexibilidade, atuando com fluidos que contêm particulados e sólidos e que também podem ser quimicamente agressivos e de viscosidade variada.
Bomba peristáltica dosadora de mangote série Dura é um projeto novo, maior vida útil e menor consumo de energia. Projeto otimizado para ampliar ainda mais a vida útil do mangote, maximizando o tempo médio entre falhas (MTBF). Acionamento com motor na vertical permite economia de espaço em planta.
Projeto e princípio construtivo da bomba peristáltica de mangueira série Rapide confere resistência a condições severas de trabalho, aceita uso de motorredutores ou inversores de frequência que permitem variação de vazão na dosagem de fluidos e seu porte compacto e facilidade de automação.
Linha de custo mais acessível, de construção simplificada, robusta e versátil. Linha compacta, com controles simplificados para fácil utilização. Dosagem precisa, sem risco de slip do produto. Autoescorvante, pode rodar a seco sem danos à bomba.
Projeto e princípio peristáltico asseguram grande estanqueidade e sanitariedade, com alto grau de assepsia, próprios para aplicações alimentícias, cosméticas e farmacêuticas.
A bomba peristáltica laboratorial série Smart tem porte compacto e controles para automação incorporados que permitem integrar a bomba Smart a diversos tipos de sistemas e análises.
Linha de custo mais acessível, de construção simplificada, robusta e versátil. Linha compacta, com controles simplificados para fácil utilização. Dosagem precisa, sem risco de slip do produto. Autoescorvante, pode rodar a seco sem danos à bomba.
Graças ao projeto e fabricação VERDERFLEX, temos mangueiras para bombas peristálticas que proporcionam máxima resistência à fadiga mecânica, garantindo uma vida útil extremamente longa a seu produto.
Essa ação não é permitida.