Bombas Pneumáticas: Confira abaixos todos modelos disponíveis.
As bombas pneumáticas de duplo diafragma Wilden da linha HS atendem aos mais rigorosos padrões de exigência de materiais de construção, acabamento e design para transferência de fluidos na indústria farmacêutica, alimentícia e cosméticos.
Bombas com design robusto e design interno capazes de suportar o bombeamento de grandes sólidos (até 76 mm / 3″) sem entupimento e sem decréscimo danos.
As bombas pneumáticas de duplo diafragmas Wilden da linha de alta pressão foram projetadas para proporcionarem altas pressões de descarga sem a necessidade de reforços ou amplificadores.
As bombas pneumáticas de duplo diafragma Wilden da linha ATEX podem operar em atmosferas explosivas e áreas classificadas. Seu projeto foi desenvolvido e certificado em vários níveis da norma ATEX.
A linha ADVANCED FIT da Wilden foi projetada para substituir modelos da linha original (fechamento por abraçadeiras), conferindo maior desempenho sem a necessidade de alteração das instalações.
As bombas pneumáticas de duplo diafragmas Wilden Accu-Flo são bombas dosadoras com excelente custo-benefício: basta você ter um sistema de controle que envie sinal digital para bomba e assim poderá utilizá-la para processo de dosagem.
As bombas pneumáticas de duplo diafragmas Wilden plásticas Advanced e Original são ótimas opções para bombeamento de químicos corrosivos e perigosos devido à incompatibilidade química das bombas com construção metálica.
A linha de alta pressão ALMATEC Linha AH é indicada para filtragens e transferências de produtos abrasivos e corrosivos (onde metal não é compatível quimicamente) com pressões de descarga superiores a 7 bar.
A bomba compacta plástica de duplo diafragma (AODD) da série Wilden® Velocity é operada a ar e possui como principal característica a versatilidade, projetada especificamente para as exclusivas necessidades de OMS.
As bombas pneumáticas de duplo diafragmas Wilden da linha FDA atendem aplicações nas indústrias cosmética e alimentícia. Trata-se da linha de bomba mais acessível para bombeamentos com requisitos sanitários, sendo ótima alternativa às bombas sanitárias de alto custo de aquisição.
Bombas pneumáticas de coluna de vácuo Wilden linha Saniflo VC bombeiam sólidos sensíveis, sendo ideal para indústria alimentícia devido ao baixo cisalhamento do produto bombeado, garantindo total integridade de sólidos de até 150 mm, utilizando baixíssimo volume de água.
Os diafragmas são componentes que impactam diretamente no bom funcionamento, performance e confiabilidade da bomba pneumática de duplo diafragma e representam boa parte do custo de manutenção.
Sim, quando preenchidas com produto são capazes de succionar o fluido em até sete metros e, quando secas, aspiram o produto em até quatro metros.
Teoricamente, a temperatura máxima suportada por uma bomba pneumática de duplo diafragma é de 176 Cº, mas na prática, devido ao diafragma ser uma peça dinâmica e mudança nas características mecânicas esta temperatura não deve ser superior a 107 Cº.
Sim, mas não são todas. Dependendo do grau de sanitariedade exigido, somente algumas bombas vão atender às exigências dos órgãos reguladores. É preciso sempre observar a quais normas essa bomba pneumática de diafragma atende, como FDA e EHEDG. Essas bombas via de regra precisam ter alto nível de acabamento superficial além de sua construção com o material devido, como o Inox. Outro fator determinante é a inexistência de cantos mortos onde resíduos possam acumular, gerando risco de contaminação. Algumas bombas também podem ser drenáveis, característica importante para o CIP, onde após o procedimento, retira-se totalmente o fluido de limpeza de dentro da bomba. O mais alto nível de sanitariedade em uma bomba pneumática de duplo diafragma pode ser encontrado na Bomba Wildem HS, que possui certificação EHEDG e FDA, testada e aprovada pelos maiores players nacionais e internacionais dos setores farmacêutico, cosmético e de alimentos.
Sim, as bombas pneumáticas de duplo diafragma podem bombear fluidos contendo sólidos até um determinado limite de tamanho e concentração. O que vai determinar o tamanho de sólidos suportados é o espaço entre as esferas e o seu assento, que é o ponto mais restrito da bomba por onde o sólido terá de passar em seu interior. Algumas bombas pneumáticas de duplo diafragma são desenvolvidas especialmente para aplicações como bombeamento de minérios, areia ou cavacos, efluentes contaminados com objetos, lodo com sólidos e fluidos com sólidos fibrosos. As bombas Wilden com maior desempenho nesse tipo de aplicação são as da linha Stalion e Brahma que bombeiam tranquilamente sólidos de até 75 mm.
Sim, mas vai depender do material de construção da carcaça e dos componentes internos da bomba, como sistema de ar e diafragmas. Geralmente essas bombas, ditas bombas pneumáticas plásticas são construídas em polipropileno (PP) ou PVDF. Dependendo da aplicação, utiliza-se bombas pneumáticas plásticas aparafusadas para reduzir o risco de vazamento. Os bombeamentos clássicos nessa categoria são transferência de fluidos perigosos como ácido sulfúrico, ácido clorídrico, ácido nítrico, soda cáustica (hidróxido de sódio), soluções galvânicas, etc.
As bombas pneumáticas são muito versáteis e estão presentes nas mais diversas aplicações industriais, pois são capazes de bombear a maior quantidade de tipos de fluidos em comparação às demais tecnologias. As aplicações clássicas são bombeamento para caminhões tanques, alimentação de filtro prensa, filtração com fluidos sólidos em suspensão, bombeamento de aditivos, diluentes, resinas, pigmentos, etc.
Quando precisar de uma bomba versátil, de simples instalação, fácil de operar e consertar.
Essa ação não é permitida.