Extremamente versátil em sua aplicação, o impulsor centrífugo fornece um manuseio eficiente de uma variedade de líquidos, muitas vezes altamente abrasivos ou corrosivos. É ideal para o manuseio de sólidos, bombeamento de lodo viscoso e manipulação de produtos delicados ou de baixa cisalhamento. De parafuso único, o impulsor foi inventado por Martin Stähle, em 1960.
Três anos antes, em 1957, o criador fundava a primeira empresa Hidrostal em Lima, Peru, como fábrica de bombas, fundição de ferro e aço. A bomba, originalmente projetada para lidar com o descarregamento de peixe fresco, hoje atende uma gama muito maior de aplicações. Isto é, árduas para outros tipos de bombas centrífugas, muitas aplicações podem ser operadas pelo impulsor centrífugo de parafuso Hidrostal.
O impulsor compreende uma única espiral, com grandes passagens abertas, o que faz uma longa e lenta volta da entrada axial para a saída radial. O design proporciona um ótimo desempenho hidráulico que que promove alta eficiência, curva hidráulica íngreme e estável, curva de potência sem sobrecarga, baixa NPSH e bombeamento sem entupimento.
Em 1967, Martin Stähle abriu a sede da da Hidrostal AG em Neunkirch, na Suíça. Inicialmente, os componentes da bomba foram importados de Lima e montados em Neunkirch antes da produção total da bomba ter começado na Suíça.
A Hidrostal oferece uma ampla linha de produtos com distribuição internacional. Os especialistas, distribuídos pelos quatro cantos do mundo e disponíveis em serviços de consulta online, selecionam as combinações de materiais adequados e adaptam cada bomba às condições locais. Dessa forma, a empresa assegura que os produtos Hidrostal são bem sucedidas em aplicações difíceis e conseguem os melhores resultados em relação ao desempenho, eficiência energética e baixos custos do ciclo de vida.
Alta eficiência energética. Baixa turbulência e trajetória suave minimiza desgastes por choques. Sólidos grandes e fibrosos.
Essa ação não é permitida.