Conheça a tecnologia de bombeamento que vem aumentando a produtividade na produção de fármacos e biofármacos em industriais europeus
A pulsação, o cisalhamento, o aumento de temperatura e a contaminação por partículas de desgaste, decorrentes do uso de bombas peristálticas ou de lóbulos, são fatores que minam a produtividade em aplicações de filtros tangenciais, colunas de cromatografia e filtros de cartucho. Muitas empresas do velho continente já eliminaram esses problemas substituindo as antigas bombas por uma solução única para transferência de fluidos sensíveis.
Projetadas para acabarem justamente com os efeitos colaterais das tecnologias de bombeamento citadas, as bombas QuattroFlow com princípio único de bombeamento baseado em 4 diafragmas acionados sequencialmente a cada rotação do eixo-motor, estão encontrando crescente aceitação na indústria farmacêutica e biofarmacêutica do velho continente
Como mantém sua alta eficiência volumétrica, mesmo bombeando soluções aquosas finas contra altas pressões, a QuattroFlow evita que as ditas soluções sejam expostas a altas taxas de cisalhamento em zonas de refluxo (“slip”) dentro da bomba, o que compromete a integridade de proteínas e acaba gerando aglomerados indesejados que acarretam em rejeito de produto.
Seu fluxo quase linear é ideal para filtrações, pois respeita a deposição de materiais na superfície do filtro e não promove a “quebra” do retentado ou sua passagem junto ao permeado (comum quando ocorrem picos de pressão em bombas peristálticas).
Geram mínima agregação de partículas a solução bombeada. Não possuem mangueiras elastoméricas, que pelo esforço cíclico de compressão e relaxamento vão formando micro-fissuras internas e liberando partículas para dentro do líquido, o que potencializa a formação de aglomerados, além obviamente de prejudicar o funcionamento das membranas de filtração, reduzindo sua vida útil.
A precisão superior a 2% permite a dosagem em linha de ingredientes sem depender de operadores ou de métodos antiquados de dosagem, aumentando inclusive a segurança na produção.
São passíveis de limpeza CIP, autoclave e esterilização SIP, mas também munida de opções para utilização de cabeçotes e acessórios Single Use, item indispensável à redução do custo de produção de lotes e da validação da limpeza de sistemas farmacêuticos e biofarmacêuticos.
Inúmeras aplicações. Ampla gama de configurações, rotor selado mecanicamente, dinamicamente, acionado magneticamente sem selo, de baixo fluxo, autoescorvante e rebaixado.
Robusta, confiável, bombeia sólidos, ideal para efluentes. Ajuste do impulsor sem calços e sem ferramentas e facilidade de substituição da válvula de sucção.
Projetada especificamente para atingir uma ampla faixa de operação para serviços exigentes, de baixa vazão e alta pressão e atende totalmente aos requisitos da API 610. NPSH3 baixo sem o uso de um indutor. Eficiência hidráulica.
Versátil e duradoura. Proporciona desempenho constante. Pode operar com fluidos como: abrasivos, substâncias corrosivas e uma ampla gama de capacidades.
Aplicações farmacêutica e de biotecnologia que exigem movimento suave, segurança do produto, pureza e precisão.
Aplicadas em unidades de destilação e desgaseificação, as bombas de vácuo de anel líquido são bombas de dois estágios sem tecnologia de válvula. A construção robusta e testada é um dos benefícios.
Isolamento, microambiente, alta pureza e ampla regulagem de vazão, perfeita para aplicações biotecnológicas.
Bombeiam sólidos sensíveis, sendo ideal para indústria alimentícia devido ao baixo cisalhamento do produto.
Essa ação não é permitida.