Não é segredo que a geração de ar comprimido representa um dos grandes vilões da conta de energia em uma fábrica, muitas vezes representando mais de 50% desta. Todo mundo sabe também que, embora muito versáteis, as bombas pneumáticas de diafragmas em geral têm um alto consumo de ar comprimido. Entretanto, o que pouca gente entende é que entre uma marca e outra de bomba pneumática, comprovadamente a eficiência energética pode variar em até 60%. O estudo abaixo feito em um fabricante de resinas mostra claramente como as diferentes bombas na planta impactam o custo de operação.
Outro fator de economia no quesito ar comprimido para plantas que operam com muitas bombas pneumáticas de diafragmas é a quantidade de compressores. Temos aqui um case de sucesso onde livramos nosso cliente (fabricante de barbotina) da necessidade de comprar um novo compressor apenas reduzindo o consumo das bombas de duplo diafragma (clique aqui para ver).
Os diafragmas são determinantes no desempenho de uma bomba pneumática e estão diretamente ligados ao aumento ou redução de seus custos de operação. Considere que alguns diafragmas podem transferir até duas vezes mais fluido por pulso e sua vida útil pode ser até três vezes maior. Isso significa que dependendo do equipamento e das peças operando, pode-se transferir o dobro com o mesmo consumo de energia e a um custo de manutenção substancialmente inferior. Tudo vai depender da tecnologia embutida na fabricação desses componentes e também do projeto da bomba como um todo. Em outras palavras, se você deparar com uma promessa de longa vida útil dos diafragmas a um preço muito atrativo, desconfie, pois a tecnologia aplicada possivelmente será mínima. Talvez alguém esteja tentando te empurrar o “mico”
Quanto menor a quantidade de peças de desgaste, menos chances de a sua bomba apresentar problemas. Soma-se a isto o fator de que o estoque de peças também fica menor, assim como a complexidade da manutenção também diminui. Em outras palavras, com uma bomba de duplo diafragmas com menos peças economiza-se na manutenção do estoque e nos tempo de paradas, além de facilitar a vida do pessoal da manutenção. Veja no comparativo como a quantidade de peças pode variar substancialmente de uma marca para outra de bombas pneumáticas de duplo diafragma:
Essa ação não é permitida.