Bomba positivas de grande vazão com exclusivo sistema que permite manutenção sem mover a bomba, reduzindo custos (Conceito “MIP” de Manutenção “in loco”). Indicada para processos de tratamento de efluentes e de águas, as bombas Börger também são capazes de bombeamento sem emulsificação e/ou que envolvam sólidos em suspensão. Manutenção fácil e rápida, pois os lóbulos e os selos mecânicos são facilmente acessados através da tampa frontal, sem tirar a bomba de linha (conceito MIP).
Bombeamento de produtos com alta viscosidade
A bomba de lóbulos transfere fluidos que mantêm sua viscosidade alta (até 1.000.000 cP) mesmo durante o bombeamento. Melhor opção para bombeamento de efluentes; de lamas e água contaminada com óleo; de óleo com alta viscosidade; e de produtos sensíveis ao cisalhamento.
Bombeamento de produtos sensíveis ao cisalhamento/ sem pulsação/ de produtos sem risco de emulsificação; transferência de água contaminada com óleo de tanques/ sumps para centrífugas
O bombeamento por lóbulos é rotativo, seu fluxo é suave sem pulsação, sem agitação nem alteração da viscosidade do fluido bombeado. Isso evita a emulsificação do produto, otimizando a separação óleo/água nas centrífugas.
Bombeamento de fluidos abrasivos/ de lodos e borras/ de fluidos aquosos com sólidos em suspensão (lodo de fuligem, leite de cal)
A bomba Börger apresenta placas de desgaste axiais e radiais, em material endurecido, o que permite o bombeamento de fluidos abrasivos e com presença de sólidos sem danos ao equipamento.
Sistemas de filtração por membrana (MBR); dessalinização em tratamento de água; aplicações envolvendo retrolavagem; recirculação de fluido
Bombas totalmente reversíveis, o que permite trabalhar em ambos os sentidos, possibilitando a retrolavagem de elementos filtrantes (como em MBR) utilizando a mesma bomba.
Dano à bomba por rodar a seco; esgotamento de tanque; autoescorvantes (até 8 m)
A bomba Borger utiliza pontas de lóbulos em material elastomérico, que proporciona tolerância ao trabalho a seco e força de sucção sem risco de dano ao equipamento por cavitação (ao contrário dos lóbulos metálicos).
Tempo gasto em manutenção e/ ou facilidade de manutenção
Utilizando o conceito “MIP” de manutenção no próprio local, a abertura frontal da bomba permite fácil inspeção e limpeza do interior sem tirá-la de linha.
Gastos com manutenção e/ ou com recondicionamento; quebra de componentes caros, como eixo ou carcaça
Baixo custo de recondicionamento através da troca das camisas e placas de desgaste e das pontas removíveis dos lóbulos.
Vida útil do equipamento; desgaste dos rotores
Os rotores não se tocam (não há contato entre peças móveis), minimizando o desgaste.
Aplicações que sobrecarregam a selagem mecânica; excesso de pressão na câmara de bombeamento
Linha de bombas Borger Select, desenvolvida com reforço na selagem, e manômetros indicando a pressão exercida dentro da câmara de bombeamento.
Essa ação não é permitida.