A bomba centrífuga é o equipamento mais usual para transferência de líquidos, desde aplicações domésticas, até inúmeros processos envolvendo bombeamento a altas vazões na atividade industrial.
Através de impulsores, a bomba transfere energia centrífuga para o fluido, gerando uma pressão de sucção que produz o fluxo de bombeamento a altas velocidades.
Sendo bastante populares, há uma tendência imediatista em querer resolver todo problema de bombeamento com bombas centrífugas. Para transferências com fluidos limpos, de densidade próxima à da água e pouco agressivos quimicamente, bombas centrífugas comuns atendem sem nenhuma dificuldade.
Ocorre que a maioria das transferências de líquidos em processos industriais está longe dessa situação ideal: seja no bombeamento de químicos agressivos, seja na transferência de líquido carregado de partículas sólidas como água de minas, seja no descarregamento de caminhões de glucoses, ou no bombeamento de fluidos com alta concentração de gases diluídos, a maioria das aplicações industriais de bombeamento requer um tipo de bomba especializada, que pode ser uma bomba positiva, ou ainda alguma bomba centrífuga com características especiais, para superar as dificuldades da aplicação.
*Estas bombas não se destinam a água limpa
Durabilidade insuperável. Bombeia fluidos com altas concentrações de partículas sólidas ou altas viscosidades.
Alta eficiência energética. Baixa turbulência e trajetória suave minimiza desgastes por choques. Sólidos grandes e fibrosos.
Rolamento e selagem do eixo em zona fria, eliminando a necessidade de sistema de resfriamento auxiliar com água.
Toleram trabalhar a altas temperaturas e gases liquefeitos ou condensados. Ótima capacidade de aspiração.
Exclusiva barreira protetora que impede a entrada de partículas (até 0,12 mm) entre o copo de contenção e a câmara.
Vedação total da bomba. Baixo custo e frequência de manutenção. Bombeamento a altas vazões.
Bombeamento a altas vazões. Evita paradas inesperadas da bomba e ou paradas constantes para manutenção.
Para fluidos de até 1.200 cP, muito acima das centrífugas convencionais, é um projeto moderno, com folgas mínimas.
Essa ação não é permitida.