Existem componentes e peças associadas à movimentação de fluidos na produção (panelas, “totes”, componentes desmontáveis de bomba para limpeza a parte, mangueiras, conexões) que podem exigir também higienização de maior nível, com validação de processo. Para eles, existem máquinas para limpeza “fora-do-lugar” (COP – Clean Out of Place), como lavadores por imersão ou por esteira rolante. Os itens desmontáveis são dispostos ou imersos nesses lavadores, que realizam limpeza automatizada. Aplicável para partes de bombas e equipamentos, mangueiras, válvulas e ferramentes. Limpeza de componentes com alta repetibilidade, baixo consumo de químicos e água.
Limpeza de componentes, por imersão, de partes de bombas e equipamentos/ de mangueiras, válvulas e ferramentas; dispensa a necessidade de limpeza manual e evita contaminação por manuseio
O lavador COP elimina limpeza manual em componentes que exigem higienização frequente, como partes de bombas ou equipamentos, mangueiras, válvulas e ferramentas. Em um tanque, são imersas as partes a serem limpas através de circuitos de fluidos de limpeza e enxágue, controlados via painel.
Repetibilidade da limpeza; validação da limpeza/ validação incorporada ao equipamento
O lavador de partes por imersão Sani-Matic COP limpa através de ciclos de limpeza e enxágue fornecidos por bombeamento, com registro de etapas preservados para consulta. Isso assegura a repetibilidade da limpeza.
Baixo consumo de químicos de limpeza/ baixo consumo de água. Limpeza deficiente
O lavador de partes Sani-Matic COP utiliza jatos de fluido de limpeza a alta vazão dentro do tanque de imersão, se beneficiando do efeito de “turbulência” do líquido para uma melhor higienização. Esse efeito mecânico na limpeza também reduz o gasto com água, melhorando também o enxágue.
Melhoria da limpeza/ da limpeza com temperaturas maiores/ da limpeza com maior concentração de químicos
O lavador por imersão Sani-Matic COP elimina a limpeza manual, higienizando através de jatos de fluido limpante dentro do tanque de imersão. Essa técnica permite aumentar a temperatura do fluido limpante ou a concentração de produtos químicos para intensificar a limpeza.
Essa ação não é permitida.