ESG: como as empresas estão tornando seus processos mais sustentáveis ao eliminar custos ocultos de bombeamento.

O mundo industrial hoje volta-se para a latente necessidade de processos cada vez mais sustentáveis uma vez que novos parâmetros, como o ESG, serão determinantes nas estratégias de negócio das empresas. Sabe-se também que processos ineficientes acima de tudo são extremamente prejudiciais à saúde financeira, pois onde há desperdício, há prejuízo para o caixa da empresa. Nesse contexto, esse post vem destacar o alto consumo de energia derivado da presença de bombas pneumáticas em diversas plantas industriais Brasil afora. 

Sabemos que embora muito versáteis e indispensáveis as bombas pneumáticas possuem como “calcanhar de Aquiles” o consumo de ar comprimido. Não há como fugir desta realidade que faz com que muitas indústrias que utilizam essa tecnologia tenham um gasto exacerbado com suas contas de energia. 

Se você utiliza bomba pneumática em sua produção e está em busca de aderir a um processo ESG na sua empresa, temos uma boa notícia: uma tecnologia de bomba pneumática que trará benefícios não apenas ao meio ambiente, mas também para o caixa da sua empresa.

As bombas pneumáticas com a tecnologia ProFlo Shift são comprovadamente as mais sustentáveis do mercado, chegando a diminuir em até 60% o consumo de ar comprimido durante a sua operação (e consequentemente diminuindo e muito a pegada de carbono gerada pelo seu processo). Não é por acaso que diversos dos nossos clientes já viram de perto suas contas de energia diminuírem drasticamente, como é possível observar neste trecho destacado de um caso de sucesso em uma grande cerâmica, cliente da Tetralon:

“[…]o gasto mensal com energia elétrica era de aproximadamente R$500.000,00, sendo que 40% desse valor se referia ao consumo dos compressores de ar. Inclusive, para atender a essa alta demanda de ar comprimido da fábrica, já estavam planejando realizar a compra de mais um compressor […]  a bomba WILDEN PRO FLO-SHIFT que, além de atender perfeitamente ao processo produtivo do cliente, gerou uma redução de 40% no consumo de ar comprimido das bombas pneumáticas, diminuindo drasticamente o gasto da fábrica com energia elétrica, além de terem reduzido os tempos de transferência em 22% em função da maior vazão que os nossos equipamentos alcançam. Analisando o “payback” deste processo, podemos dizer que ele foi praticamente imediato, já que com a utilização das bombas WILDEN PRO FLO-SHIFT, a empresa declinou a compra de um novo compressor de ar, que na época custava quase R$600.000,00.”

Além da economia energética possibilitada, a bomba ainda possui menor quantidade de peças se comparada aos concorrentes e um diafragma que possui maior vida útil. Ou seja, baixa manutenção, maior segurança ao seu processo e ainda mais economia. 

Se o padrão ESG é um objetivo e você o quer certificando a sua empresa e ainda levar muita economia, nós já apresentamos o “caminho das pedras”. 

A Tetralon é a distribuidora oficial da Wilden no Brasil e tem mais de 35 anos de mercado, possuindo um corpo de engenheiros e especialistas apto a fornecer soluções personalizadas e de rápido payback em sistemas e componentes para deslocamento de fluidos na indústria em geral. Consulte nossos especialistas de plantão, estamos preparados para ajudá-lo.

Mais Artigos

Essa ação não é permitida.