4 Problemas que as Bombas de Engrenagem Resolvem

As bombas de engrenagem apresentam um deslocamento positivo, sendo um dos componentes que constituem um sistema hidráulico. O trabalho do equipamento consiste na transformação da energia mecânica em hidráulica. O mecanismo é formado por uma carcaça e pequenos canais, que realizam a entrada e saída de fluidos. A movimentação é realizada por meio de duas engrenagens. A versatilidade e capacidade de ser aplicada em diversos tipos de processos industriais é visível, por isso, neste artigo resolvemos citar quatro problemas que as bombas de engrenagem resolvem.

Esse tipo de equipamento é utilizado em diversos setores, por isso, é considerado versátil, sendo ideal para a  indústria agrícola como componente de máquinas , setor alimentício, química, têxtil e entre outras.

Confira este artigo para saber mais!

Vantagens de utilizar uma bomba de engrenagem

Possibilitar diferentes tipos de aplicações é apenas uma das vantagens de optar pela utilização de um mecanismo de engrenagem.

Um dos primeiros pontos que podemos destacar é que a bomba de engrenagem é compacta e leve, principalmente quando comparamos com a capacidade volumétrica que esse equipamento costuma conseguir bombear.

A manutenção simplificada também é um dos benefícios. O processo de trocas e análise de movimentações, normalmente, costuma ser menos dispendiosa, tanto quando considerado o tempo como também em relação ao custos financeiros.

Podemos dizer que a vida útil de uma bomba de engrenagem também é um ponto diferencial.

Problemas que as bombas de engrenagem resolvem

Como foi citado, a utilização das bombas de engrenagem podem proporcionar muitas vantagens para os processos produtivos. Além disso, é possível ressaltar que o mecanismo pode auxiliar na resolução de inúmeros tipos de problemas que possam surgir durante os processos realizados em uma grande produção industrial. Veja agora alguns dos problemas que as bombas de engrenagem resolvem:

1. Resistência às operações com altas pressões

Um dos pontos de destaque é a possibilidade das bombas de engrenagem realizarem a transferência de grandes quantidades de fluidos em altas pressões.

2. Resistência às operações com baixas pressões

A alternância de utilização pode ser provada com a capacidade de aplicar uma bomba de engrenagem em processos desenvolvidos em baixa pressão. Podemos citar que esse tipo de equipamento consegue movimentar pequenos volumes em condições de pouca pressão.

3. Resistência às operações em baixas temperaturas

Além da alta resistência à operações de altas e baixas pressões, as bombas de engrenagem ainda têm a capacidade de atuar em processos em que fluidos são bombeados e aplicados em baixíssimas temperaturas. Nesse sentido, é menos propenso que ocorram falhas nos mecanismos devido ao bombeamento de fluidos em temperaturas adversas. Ou seja, mas um fator que prova a versatilidade já apresentada anteriormente.

4. Alta adaptação aos mais diferentes tipos de fluidos

Quando existe uma grande quantidade de fluidos, todos de diferentes naturezas, a bomba de engrenagem é o mecanismo que apresenta maior facilidade de aplicação compatível com a grande maioria das substâncias.

Por esse motivo, pode ser uma solução para centros industriais que necessitam de fluxo de trabalho extensivo e diversificado. Logo, o investimento em um equipamento de deslocamento positivo poderá permitir a amplificação da produção industrial.

Alguns tipos de fluidos que podem ser bombeados por bombas de engrenagem são:

  • óleo diesel;
  • gasolina;
  • óleos lubrificantes;
  • óleos térmicos;
  • querosene;
  • solventes;
  • ácidos;
  • xaropes;
  • tintas;
  • corante;
  • cosméticos;
  • chocolate;
  • leite;
  • levedura;
  • melaço.

5. Resistência à contaminação dos sistemas

A contaminação dos sistemas é um fato comum em processos que são guiados com equipamentos hidráulicos. A infecção pode ocorrer de diversas maneiras, como, por exemplo, por meio da presença de simples partículas sólidas nos fluidos. Diante disso, as bombas de engrenagem apresentam uma alta tolerância ao problema.

Agora que você já sabe mais sobre os principais problemas que as bombas de engrenagem resolvem, aproveite para continuar acompanhando os conteúdos publicados no blog da Tetralon!

Aproveite e deixe sua dúvida se o fluido que você trabalha pode ser bombeado pelas bombas de engrenagem!

Mais Artigos

Essa ação não é permitida.