A diversificação na área de cervejas gera novos desafios para a cervejaria moderna. A queda do consumo de grandes redes, somada à moda atual do consumo de cervejas artesanais, gerou um novo mercado que, por sua vez, se depara com a proliferação de múltiplas marcas e estilos.
Isso gera a necessidade de progredir no método produtivo e tender para um produto de melhor qualidade que possa cativar o público não só local, mas em toda a região.
Historicamente, as cervejarias tinham sistemas de filtração manual de vários tipos, nos quais a terra de diatomáceas era o principal meio filtrante. Mas isso gera várias consequências não apenas no produto, mas no meio ambiente.
Levando em conta todos esses fatores, a Pentair desenvolveu uma tecnologia de filtragem inovadora baseada em membranas plásticas. Esta tecnologia tem um número de vantagens tais como redução do consumo de água, a remoção eficiente de células de levedura, evita a deterioração do produto por factores tais como o ferro, que está dentro dos diatomáceas e facilita a oxidação do produto . Mas essa tecnologia também pensa no meio ambiente porque as membranas são elementos plásticos recicláveis, ao contrário das diatomáceas que devem ser depositadas como resíduos perigosos em áreas controladas.