As bombas de engrenagem são bastante versáteis e atendem aos diversos segmentos industriais. Dentro desta categoria, há algumas bombas que se diferenciam, fato que pode influenciar nos tipos de fluidos que são capazes de operar. Vamos ver quais são elas e quais as substâncias permitidas?
Tipos de bombas de engrenagem
Quando falamos de bombas de engrenagem, podemos levar em consideração alguns principais tipos, como as internas e externas.
Com relação às internas, elas contam com um rendimento superior, maior vida útil, facilidade no desmonte e manutenção, entre outras especificações. Elas podem operar diferentes líquidos, sendo corrosivos, tóxicos, de baixa, média ou alta viscosidade.
Já quando falamos das externas, temos algumas peculiaridades. Algumas são direcionadas para sistemas hidráulicos; outras são extremamente sofisticadas e de nível de engenharia superior, como as indicadas para o mercado de polímeros, por exemplo. Existem também as não tão sofisticadas assim, que são conhecidas por seu uso mais geral, ideal para serviços mais leves, que trabalham com baixa exigência, pressão e rotação.
Cada uma delas vai se adequar aos tipos de fluidos ideais para sua operação. De modo geral, as bombas de engrenagem internas são as mais utilizadas, por abranger, em média, cerca de 70% das aplicações da indústria — só não são capazes de bombear fibra longa (como poupa de celulose) e sólidos grandes (como esgoto).
Bombas de engrenagem e seus tipos de fluidos
Como visto anteriormente, algumas bombas são mais específicas. Porém, de modo abrangente, podemos citar que as bombas de engrenagem são capazes de operar diversos tipos de fluidos, como:
- resinas;
- óleo diesel;
- gasolina;
- graxa;
- óleos lubrificantes;
- óleos térmicos;
- querosene;
- solventes;
- ácidos;
- bases;
- látex;
- xaropes;
- asfalto;
- tintas;
- verniz;
- esmaltes;
- corante;
- cosméticos;
- shampoo;
- chocolate;
- leite;
- refrigerante;
- glicose;
- fermento;
- levedura;
- melaço;
- entre outros.
São muitos os fluidos que podem ser bombeados, atendendo, assim, as mais variadas indústrias, sendo química, petroquímica, farmacêutica, siderúrgica, têxtil, metalúrgica, alimentícia, etc.
Portanto, na hora de escolher a bomba de engrenagem ideal para seu segmento, converse com um fornecedor de bombas de confiança que irá oferecer o melhor equipamento para sua operação. Cuidado ao optar pelo tipo errado, pois muitas vezes isso acaba prejudicando o sistema como um todo e trazendo prejuízos irreparáveis.
Continue acompanhando o blog da Tetralon para obter cada vez mais conhecimento sobre o assunto! Aproveite também para consultar os serviços oferecidos pela fornecedora de bombas.