A APLICAÇÃO
Em uma empresa global do setor alimentício, na planta de produtos lácteos, o descarregamento de caminhões-tanque com leite é realizado por quatro bombas centrífugas, uma em cada baia de descarregamento.
O PROBLEMA
As bombas não eram capazes de esgotar o caminhão, fazendo com que líquido permanecesse no fundo do tanque. Quando as mangueiras eram desconectadas, boa quantidade de leite era derramada no chão. Aquela situação, além de atrair uma grande quantidade de insetos, criava problemas com a Secretaria de Inspeção Federal (SIF), sob risco de multas. A queima constante dos selos mecânicos também colaborava para os vazamentos e aumentava os custos de manutenção.
A SOLUÇÃO
A Tetralon tem, em sua linha, uma bomba com grande histórico em descarregamento de caminhões-tanque, a Packo CRP. Sua capacidade autoescorvante permite o esgotamento total de recipientes onde haja líquido evitando derramamentos durante a desconexão. Sua tolerância a pequenos períodos de trabalho a seco elimina grande parte dos problemas de queima do selo mecânico, que são normatizados, de baixo custo e de fácil acesso no mercado. Construída em inox, possui certificação EHEDG e FDA e atende todos os padrões sanitários da aplicação.
O RESULTADO
A Packo eliminou os vazamentos e a perda do leite no fundo do tanque. Com o aumento de 200% na vida dos selos mecânicos, em alguns casos não foi necessária a troca durante um período superior a um ano. Um benefício adicional foi que, no antigo sistema, era necessário retirar o ar das bombas antes do início das transferências e agora esse procedimento não é mais necessário.
SOBRE A PACKO E A TETRALON
As bombas Packo são distribuídas no Brasil, desde 2009, pela Tetralon, especialista em processos de movimentação de fluidos líquidos. Sua ampla equipe de engenheiros de aplicação provê soluções confiáveis e de rápido retorno econômico para praticamente qualquer tipo de problema de bombeamento.