A Tetralon

Skid de Manta Asfáltica

Sim, é possível bombear fluido quente a altas pressões e sem ataque químico

O ataque químico em selos dinâmicos e carcaça da bomba é acelerado à medida que a temperatura do líquido aumenta. Isso aumenta a manutenção. Bombas com selos mecânicos necessitam de materiais de vedação especiais e caros; nessas condições talvez seja necessário também o “flushing” do selo mecânico para resfriamento e lavagem mesmo.

Muitos fluidos ficam mais finos quando quentes, e à medida que a temperatura sobe, sua capacidade de lubrificar as faces do selo diminui, tornando-os menos eficazes e aumentando o risco de vazamento interno. Alguns líquidos podem se tornar mais corrosivos; a água se torna mais corrosiva a 90°C do que a 20°C.

O design sem selos permite que as bombas Hydra-Cell transfiram praticamente qualquer líquido em uma ampla variedade de temperaturas e pressões. Ao deslocar líquidos quentes, um recurso-chave do design Hydra-Cell é que o líquido bombeado é isolado do mecanismo de acionamento e 100% contido dentro da câmara de bombeamento, e a bomba pode lidar com o calor simultaneamente a outras demandas do sistema, como alta pressão operacional, conteúdo líquido agressivo e baixa lubrificação.

No design Hydra-Cell, sem selos para desgastar, o calor não é um fator crítico, então a bomba continua a ser confiável, mesmo até 120°C.

 

Estudo de Caso: Refinaria e Água Quente de Caldeira

 

Sim, é possível bombear fluido quente a altas pressões e sem ataque químico

Desafio

A refinaria precisava recircular continuamente água quente de caldeira a temperaturas entre 93-99°C. Os requisitos eram rigorosos, incluindo acoplamento direto e motor à prova de explosão.

Solução

Normalmente, para evitar a cavitação, uma alimentação por sucção pressurizada seria recomendada. No entanto, foram feitas as seguintes adaptações para usar uma bomba Hydra-Cell:

  • Aumento do diâmetro da tubulação de fornecimento para 2 polegadas.
  • Posicionamento da bomba perto do tanque de água.
  • Modificação no topo do tanque para criar uma altura estática de 10 pés (3,1 m).

Resultado

Com essas adaptações, a bomba Hydra-Cell funcionou a RPM máxima sem problemas de cavitação.

Mais Artigos

Essa ação não é permitida.