A Tetralon

Wilden2

Não compre uma bomba pneumática antes de ler isso!

Nós da Tetralon conhecemos empresas que pagam o justo pelas suas bombas pneumáticas e outras que acabam pagando quase dez vezes mais. Sabemos também que quem compra o “mico” muitas vezes o faz por desconhecer os impactos do custos de operação do equipamento ou OPEX (*). Se você nem faz ideia o que significam esse termo ou sigla, saiba que pode estar perdendo muito dinheiro, assim como a maioria das empresas, pois essa é a regra e não a exceção. Por hora, você entendendo ou não de custos de operação,  é importante que tenha em mente que  o “ponto cego” do custo inicial é por onde muitos compradores são induzidos ao erro na aquisição de bombas pneumáticas. Para não entrar nessa barca furada, considere sempre o custo do equipamento em sua totalidade, ou seja, quanto essa bomba vai custar ao longo de sua vida útil. A seguir, elencamos os  principais fatores que compõem os custos de operação de uma bomba pneumática e que não podem ser negligenciados na hora da decisão.
(*) Opex (Operational expediture) custo de operar e manter operando o bem de capital.

Consumo de ar  da bomba pneumática

Não é segredo que a geração de ar comprimido representa um dos grandes vilões da conta de energia em uma fábrica, muitas vezes representando mais de  50% desta. Todo mundo sabe também que, embora muito versáteis, as bombas pneumáticas de diafragmas em geral têm um alto consumo de ar comprimido. Entretanto, o que pouca gente entende é que entre uma marca e outra de bomba pneumática, comprovadamente a eficiência energética pode variar em até 60%. O estudo abaixo feito em um fabricante de resinas mostra claramente como as diferentes bombas na planta impactam o custo de operação.

 

Não compre uma bomba pneumática antes de ler isso!

Outro fator de economia no quesito ar comprimido para plantas que operam com muitas bombas pneumáticas de diafragmas é a quantidade de compressores. Temos aqui um case de sucesso onde livramos nosso cliente (fabricante de barbotina) da necessidade de comprar um novo compressor apenas reduzindo o consumo das bombas de duplo diafragma (clique aqui para ver).

 

Aqui  um vídeo que comprava a diferença brutal no desempenho de bombas pneumáticas:

Qualidade dos Diafragmas

Os diafragmas são determinantes no desempenho de uma bomba pneumática  e estão diretamente ligados ao aumento ou redução de seus custos de operação. Considere que alguns diafragmas podem transferir até duas vezes mais fluido por pulso e sua vida útil pode ser até três vezes maior. Isso significa que dependendo do equipamento e das peças operando, pode-se transferir o dobro com o mesmo consumo de energia e a um custo de manutenção substancialmente inferior. Tudo vai depender da tecnologia embutida na fabricação desses componentes e também do projeto da bomba como um todo. Em outras palavras, se você deparar com uma promessa de longa vida útil dos diafragmas a um preço muito atrativo, desconfie, pois a tecnologia aplicada possivelmente será mínima. Talvez alguém esteja tentando te empurrar o “mico”.

Quantidade de Peças Sobressalentes

Quanto menor a quantidade de peças de desgaste, menos chances de a sua bomba apresentar problemas. Soma-se a isto o fator de que o estoque de peças também fica menor, assim como a complexidade da manutenção também  diminui. Em outras palavras, com uma bomba de duplo diafragmas com menos peças  economiza-se na manutenção do estoque e nos  tempo de paradas, além de facilitar a vida do pessoal da manutenção. Veja no comparativo como a quantidade de peças pode variar substancialmente de uma marca para outra de bombas pneumáticas de duplo diafragma:

 

Não compre uma bomba pneumática antes de ler isso!

 

Pronto, agora você já sabe por onde poderá fazer um bom ou mau negócio na aquisição de uma bomba de diafragma. Lembre-se sempre que onde houver um equipamento ruim, haverá sempre um custo de aquisição muito atrativo e muito esforço em desviar sua atenção para longe da pergunta: Quanto vai custar esse equipamento para me entregar uma boa performance ao longo de sua vida útil? Esperamos que esse artigo tenha ajudado.

 

A Tetralon tem mais de 35 anos de mercado e possui um corpo de engenheiros e especialistas apto a fornecer soluções personalizadas e de rápido payback em sistemas e componentes para deslocamento de fluidos na indústria em geral. Consulte nossos especialistas de plantão, estamos preparados para ajudá-lo.

Mais Artigos

Essa ação não é permitida.